Contagem Regressiva - foram embora para não voltar nunca mais!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

18 - Quando a balança emperra!

 Eu acabei de ler esse post no blog da querida Regina .. achei o máximo e estou copiando pro meu!



De um tempo para cá, não há nada que faça você eliminar nem um grama! Para ajudá-lo, três craques no assunto ensinam o que fazer quando abalança emperra...
Por Fabiana Gonçalves (Revista DietaJá)

A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), afirma que o fato da balança teimar em ficar parada num número - por mais que você "tranque" a boca - é comum. Principalmente quando as dietas proporcionam uma perda de peso inicial rápida. As dietas muito restritivas, no começo, produzem justamente o efeito contrário: retardam o metabolismo. "E esse é um obstáculo para a perda de peso a longo prazo, pois cada vez que uma pessoa emagrece, perde tecido muscular magro, que precisa de calorias para subsistir. Quando o peso sobe, aumenta a gordura corporal, que é bem difícil de ser eliminada", afirma a especialista. Ela, o nutricionista Leonardo Haus, especialista em Obesidade e da Associação de Nutrição do Rio de Janeiro e ainda a nutróloga Jane Corona, da Associação de Nutrologia do Rio, dão dicas para você acelerar o metabolismo, ganhar músculos e livrar-se dos últimos quilos extras.

1- Não mude o foco e nem a regularidade do que estava lhe proporcionando um emagrecimento eficaz. Não desista de continuar o processo só porque a balança estancou.

2- Nunca pule refeições. Comendo na hora certa você condiciona o organismo que, naqueles horários, terá energia e as calorias necessárias para manter-se vivo e funcionando bem...

3- Saiba que 10 % do gasto calórico diário é despendido pela digestão dos alimentos que consumimos. Logo, comer também acelera o metabolismo.

4- Consuma proteínas magras: carnes bovinas leves, aves sem pele, peixes grelhados, ovo cozido, soja, feijão e outras leguminosas. Além de leite e derivados desnatados. Eles retardam o esvaziamento gástrico e gastam mais calorias para ser digeridos.

5- Tome quantidades ideais de líquidos. Um cálculo simples inclui 30 ml de bebida (não gaseificada e sem açúcar) multiplicados pelo seu peso. Ex.: uma pessoa de 60 kg deve consumir 1.800 ml de líquidos ao dia, entre as refeições.

6- Mantenha distância das gorduras do mal: manteiga, margarina e frituras. Prefira as do bem: azeite, nozes, avelãs, óleo de canola, etc. Com moderação.

7- Durma bem à noite. Durante o sono é liberado o hormônio do crescimento, (GH) que usa a gordura como fonte de energia e ajuda o crescimento muscular.

8- Quanto mais fracionadas e equilibradas forem as suas refeições, mais ativamente você estará trabalhando o seu organismo, proporcionando um déficit energético, necessário ao seu emagrecimento perfeito e correto.

9- Tenha sempre em suas refeições a seguinte combinação: um carboidrato "do bem" e uma proteína pobre em gorduras. Desta forma, você fica saciado por muito tempo e gasta mais calorias para fazer a digestão.

10- Inclua os vegetais folhosos, legumes e frutas na sua alimentação diária. Além de fornecer energia, eles são importantes pela imensa quantidade de vitaminas, sais minerais e fibras (que estimulam a saciedade do organismo).

11- Nada de radicalismo na dieta! Seu emagrecimento deve estar focado no tecido adiposo (gordura) e nunca em eliminar o tecido muscular (massa magra), que rege o metabolismo.

12- Faca todas as substituições possíveis e imaginárias: que tal melancia batida com gelatina diet em lugar de um milk-shake? Ou banana maçã em vez da nanica?

13- Empenhe-se em aumentar a atividade aeróbica semanal. Uma pessoa melhor condicionada fisicamente eleva o consumo de oxigênio pelo organismo e, conseqüentemente, o gasto calórico. E melhora também a circulação do sangue, oxigenando o cérebro.

14- Inclua a musculação na sua rotina de exercícios. O aumento da musculatura aumenta o metabolismo (lembre-se quanto mais massa magra você tiver, maior é a sua taxa metabólica basal, que age, indiretamente, diluindo as gorduras), além de melhorar esteticamente o seu contorno corporal.

15- Corte os temperos e molhos calóricos do seu prato. E aqueles que têm excesso de sal, como shooyu. Ervas como alecrim, orégano, manjericão, hortelã e cheiro-verde garantem um excelente sabor sem nenhuma caloria.

16- Controle a presença de carboidratos em sua dieta, pois eles engordam (mesmo sendo indispensáveis). Eles devem estar presentes no café da manhã, almoço e lanche da tarde. À noite, prefira saladas e uma porção de carne magra.

17- Aproveite uma ocasião especial para comer um prato gostoso que não esteja no seu menu por ser calórico. Pode ser uma pequena porção de doce, gordura ou bebida alcoólica. Celebre a saída da estagnação com a qual você vinha convivendo até agora.

18- Beliscar é um grande pecado que pode por a perder o seu processo de emagrecimento. Portanto, para não sentir aquela vontade alucinada comer qualquer coisa entre as refeições, faça sempre pequenos lanches saudáveis, como uma fruta ou uma barra de cereal entre o café e o almoço ou um sanduíche natural para aquele lanche no meio da tarde.

19- Evitar a sobremesa pode ajudar a economizar calorias e, portanto, ser importante no processo de vencer a balança. Neste caso, evite até mesmo a fruta, chicletes, balas e chocolatinhos, inclusive os dietéticos.

20- Encare sempre uma refeição leve a noite. Troque o arroz e o feijão, por um prato de sopa de legumes com carne. Caso sinta fome antes de dormir, tome uma xícara de chá de erva-doce ou hortelã. Pode ser com adoçante.

21- Você está em casa sem fazer nada no fim de semana. Combine com amigas programas culturais ao ar livre. Se estiver frio, vá ao shopping, ao cinema, teatro, exposição, ande. Enfim, faça qualquer atividade que tire você do foco de comer, principalmente fora de hora.

22- Não tenha em casa alimentos engordativos como pipoca, salgadinhos, doces e chocolates. Na hora em que bater aquela fome desesperada desespero, você pode cair em tentação. 


Site da Dieta Já : http://dietaja.uol.com.br

4 comentários:

Carol disse...

Que bom que me acho, pq agora eu também te achei ...rsrs.
Beijocas

disse...

Oi Ju, li a matéria lá no blog da Re. Muito boas as dicas.
Nossa a TPM, pelo que vejo está atacando 9 entre 10 mulheres, atrapalha muito mesmo.
bjs e que sua semana seja maravilhosa.

Giovana disse...

Oiii obrigada por passar no meu cantinho ja estou t acompanhando tbm!!

Bjs!!

Dani disse...

Oi Jú
Tb vim aqui conhecer sua "casa" e vou ficar tá?
Gostei
Conte comigo nessa luta nossa
Juntas somos mais
Bjinhus