Contagem Regressiva - foram embora para não voltar nunca mais!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

41 - Receitinhas de sucos para tirar o peso da consciência durante as festas!

Ontem lá na estética estava lendo a revista Ana Maria (leitura OBRIGATÓRIA para mulheres que querem perder peso sem gastar muito, rs) e achei essa matéria sobre sucos para dar uma limpada no organismo nesse período de festas.
Achei bacana, e estou copiando aqui. O link da reportagem está lá no fim do post.

Comece 2010 emagrecendo

Compense os excessos de Natal e Ano-Novo com uma alimentação líquida e leve nas outras refeições

 

Ninguém merece passar fome nas festas de fim de ano, né? Aqui, você confere uma solução prática e saudável para desfrutar da comilança sem engordar. A nutricionista Patricia Davidson, do Rio de Janeiro, sugere que, nesta semana, você troque o café da manhã e o lanche da tarde por um copo de suco natural. Ela ensina algumas receitas deliciosas que mantêr o corpinho enxuto e bonito. Para completar a dieta e equilibrar os excessos da noite, saladas magrinhas podem ser saboreadas no almoço.

Quem conseguir se segurar bastante durante o dia garante uns quilinhos a menos! Substitua duas refeições por dia por uma dessas bebidas. Elas são leves, têm poucas calorias e ajudam a retirar do organismo as toxinas que vêm junto com os excessos alimentares. “O ideal é não usar açúcar porque, além de aumentar o valor calórico do suco, ele não agrega nutrientes. Caso haja necessidade de adoçar, prefira um adoçante natural ou mesmo mel, em pequena quantidade”, orienta Patrícia Davidson.


Contra celulite

De véspera, coloque 350 ml de água de coco em fôrmas de gelo no congelador. No liquidificador, despeje os cubos de água de coco, 1 pires (chá) de couve-manteiga crua e 1 col. (sobremesa) de salsinha. Bata bem. Acrescente 1 fatia média de abacaxi, gotas de limão e 3 folhas de hortelã. Bata até ficar homogêneo. Se quiser, troque o abacaxi por melão.


Desintoxicante

Bata no liquidificador 1 copo de 300 ml de abacaxi em cubos (inclusive com o miolo da fruta, que contém uma substância diurética e digestiva), 1 col. (sopa) de raspas de casca de limão e ½ col. (sobremesa) de gengibre ralado.


Acelerador de metabolismo

Bata no liquidificador 1 col. (sopa) de mate solúvel (não usar o mate pronto, vendido em copos, porque contém aditivos químicos), 200 ml de água, ½ maçã, ½ mamão papaia, 1 banana-prata, 100 ml de leite de soja e gelo a gosto. Beba gelado.


Diurético e anti-inchaço

Bata no liquidificador o suco de 1 lima-da-pérsia, 3 xícs. (chá) de melancia picada e 10 folhas de capim-cidreira fresco. Coe antes de beber.


Para manter o bronzeado

No copo do liquidificador, coloque ¼ de uma cenoura média, ¼ de um mamão papaia médio, o suco de ½ de limão, 1 col. (sobremesa) de sementes de linhaça dourada, 1 col. (sobremesa) de gérmen de trigo e 1 col. (sobremesa) de farelo de linhaça dourada. Acrescente água suficiente para cobrir os ingredientes, bata tudo e sirva-se.


Antiflacidez

No liquidificador, coloque ½ copo de suco de laranja concentrado, 1 cenoura ralada, 2 fatias finas de beterraba e ½ copo de água mineral gelada. Bata os ingredientes, coe e beba imediatamente.


Seca barriguinha

Bata 1 copo grande de chá de erva-doce com 2 fatias de melão com sementes. Coe e sirva-se.


Hidratante

No liquidificador bata 200 ml de água de coco, 2 talos de aipo, 2 fatias médias de melão e ½ mamão papaia pequeno. Beba em seguida.



Dicas da nutricionista funcional Patricia Davidson para as festas de fim de ano

- Combine uma salada bem colorida e nutritiva com uma carne magra e um acompanhamento. Evite misturar muitos carboidratos, como arroz com salada de batata e farofa, por exemplo. Tudo isso junto faz com que as calorias da refeição extrapolem! Escolha somente um tipo de acompanhamento e saboreie cada garfada!

- Dê sempre preferência às preparações assadas, grelhadas e cozidas. E as que são tradicionalmente fritas, como as rabanadas, faça-as no forno. Elas ficam igualmente saborosas e bem mais saudáveis!

- Prefira carnes mais magras como peru, frango, peixe ou chester. Deixe de lado lombo, costela e leitão.

- Prepare molhos para as carnes com temperos naturais, ervas aromáticas e sucos de frutas. Eles são mais saudáveis e dão um toque especial ao prato.

- Prefira as saladas de folhas e frutas naturais.

- A tradicional farofa pode ficar bem gostosa e mais nutritiva com legumes crocantes cortados em tiras finas. Assim, você consegue aumentar o conteúdo de fibras, vitaminas e minerais e diminuir a quantidade de farinha da receita.

- O arroz integral e a quinua também podem ser opções diferentes e que vão fazer sucesso na ceia. Para torná-los mais apetitosos, acrescente um pouquinho de nozes moídas, passas e folhas frescas de hortelã.

- Geralmente as receitas dessa época do ano são ricas em maionese, creme de leite e leite condensado. Troque todos por suas versões light, ou faça substituições como o creme de leite por iogurte, por exemplo. A quantidade de gordura que vai ser diminuída da receita é significativa.

- Abuse das frutas! Neste período, existe uma variedade enorme, além de o preço estar bastante convidativo. Por isso, invista no abacaxi, melancia, pêssego, ameixa, mamão, manga etc... E utilize as frutas frescas naquelas receitas de saladas que usam frutas em calda, cheias de açúcar!

- Tome cuidado com as bebidas alcoólicas, pois elas, além de causar a sensação de estufamento, também desidratam. Sempre intercale o consumo da bebida com água para não acabar mais cedo com a festa.


Fonte: Site da Revista Ana Maria, o link direto está aqui!



2 comentários:

Giovana disse...

Ju esses sucos são msmo otimos né?!?!? Acho q vou consumir algns depois desses dias..rs....

Adorei sua sapatilha no post anterior!!

Feliz Natal p vc!!

Bjs!!

Edylayne disse...

olá eu queria saber quais desses sucos q tem no seu blog vc toma para emagrecer se poder mi mandar algumas dicas vou fikar muito feliz..estou a bera da locura..bjuss fika com Deus!!