Contagem Regressiva - foram embora para não voltar nunca mais!

segunda-feira, 22 de março de 2010

52 - Mude você também - 1ª Parte

Oi pessoal, tudo bem por ai?

Como havia comentado no post anterior, vou começar a postar minhas dicas pessoais - o que funciona para mim, claro - para poder ajudar outras pessoas. Pode ser muita pretensão da minha pessoa, mas como recebi muitos pedidos de dicas, vou arriscar, certo?

Peço que, antes de entrar em alguma furada dieta maluca, pense bem, tudo o que vai fácil, volta fácil também. E por favor, consulte um médico antes de iniciar. Faça um check-up completo. E tenha sempre acompanhamento de um profissional. 


O primeiro (e mais difícil, lógico) passo é identificar o que você não gosta e quer MESMO mudar em você. Ou seja, “conhecer” bem seu inimigo. Vá com calma, nada de cair em choro, heim. Dê aquela BELA OLHADA no espelho, pegue uma folha e comece a escrever. Sem vergonha mesmo, você não vai precisar mostrar a ninguém - a menos que queira! E lá vamos nós! Garanto que todo esforço será recompensado!


Olhou? Anotou? Então, lá vamos nós :


- Trace metas reais – Não importa se você quer emagrecer 5, 10 ou 50 quilos. Entenda que nesse processo todo, emagrecer NÃO É A PARTE MAIS DIFÍCIL. Manter o peso desejado é que vai ser dureza (palavra minha!). Estabeleça então artimanhas, por exemplo: você quer perder x quilos. Divida esse valor por 10. A cada marca a ser alcançada estipule um presente para você, pode ser uma roupa, um sapato, ou até mesmo um chocolate. Tem pessoas que além das metas de peso, colocam datas também. Eu mesma havia colocado que queria terminar 2009 com 65,00 quilos. Quase alcancei, fiquei com 66,3 quilos de peso final. Depois desgringolei um pouco nesses primeiro 3 meses (tsc tsc tsc, que feio Juliana!), mas estipulei minha nova meta: menos que 65,00 (se possível 60,00) até meu aniversário (09/04). Hoje estou com 67,200 quilos. Acho que chegou lá ... rs 

MINHA SITUAÇÃO: Não compro mais Melissas até completar 60,00 quilos (salvo edições limitadas, tipo a Melissa+Jelly que eu só comprei porque sabia que ia esgotar bem rapidinho. De resto, tou no popular ver com os olhos, lamber com a testa! E tá BEM difícil, acreditem!)


- Não espere emagrecer para se amar – Se amar, independente da sua imagem, é muito, MUITO importante. Cuide dos cabelos, vá a manicure (ou dê um trato sozinha!), faça depilação, limpeza de pele, etc. Na internet tem várias matérias ensinando a cuidar bem de você e gastando pouco, o que é mais importante. 

MINHA SITUAÇÃO - Como estou na pindaíba cortando gastos, vou na manicure semana sim, semana não, mas sempre hidrato as mãos, tenho vários produtos de ouro (cerinha da Granado, Mavala, etc). Depilação eu tenho o Satinelle, quebra o galho sempre, a virilha eu faço na estética mesmo, todo santo mês, taturana sobrancelha religiosamente a cada 15 dias. Pele e cabelos, bem, minha mãe me consorcia vende Avon e Natura, então seria muito relaxo muita preguiça se eu não me cuidasse ...



- Exercícios – É fundamental se mexer. Se a grana está curta para pagar academia, tudo bem, faça caminhadas. E não venha com a desculpa que não tem tempo. Desça 2 ou 3 pontos antes do serviço, caminhe esses 10, 15 minutos que sejam, faça o mesmo a tarde. Procure almoçar em lugares novos, ande na hora do almoço. É melhor 15 minutos diários do que nada. Esqueça o elevador e vá de escada. Quem tem que trabalhar de social, ande de tênis e leve o sapato e uma toalhinha na bolsa. No final de semana, se puder subir esse tempo para meia hora, melhor. Vale andar no shopping, com o cachorro, em parques, etc. O importante é se mexer mesmo. 

MINHA SITUAÇÃO : Eu estou “economizando” uma passagem de metrô toda tarde e andando 2,50 km. Tem dias que eu me animo e vou a pé pra facul – dá 8,00 km. Sempre caminho na hora do almoço mais uns 20 minutos. Academia só vou atrás depois que me mudar do apartamento (acho que em 15 dias)


- Regue seu corpo – Tome os famosos 2,00 litros de água todo dia. Se for gelada, melhor ainda, são pelo menos 200 calorias a mais que você vai queimar, que é o quanto o corpo vai precisar para aquecer a água. Tome água, chá, suco, o que você quiser – menos refrigerante né!. Deixe uma garrafinha na mesa e vá bebericando durante o dia. Seu corpo, pele e cabelos agradecem! 

MINHA SITUAÇÃO : Bebo o dia todo, a piada da vez aqui no escritório é que eu tou sempre de ressaca ... rs



- Coma de três em três horas – Esqueça a idéia de que ficar sem comer é benéfico para a perda de peso. Se você fica longos períodos sem se alimentar, o cérebro interpreta isso como um aviso de perigo, de falta de alimento por perto, e comanda o corpo a estocar energia para utilizar depois (herança dos nossos ancestrais que não comiam tanto, né, já que eram caçadores e tal). No começo foi bem ruim me acostumar com isso, mas tem duas dicas que ajudam bastante: programe o celular para tocar de três em três horas. Assim você não se esquece de comer. E escove os dentes depois de cada refeição. Assim, vc não cai na tentação de beliscar mais alguma coisa, já que não vai ficar com gosto de comida na boca.

MINHA SITUAÇÃO: Já não preciso mais do celular e meus dentes tão numa brancura que dá GOSTO de ver!



- Tenha sempre alimentos saudáveis por perto – Deixe na gaveta da mesa do escritório barras de cereal, biscoitos integrais (melhor ainda se forem aqueles saquinhos com poucas unidades). Se você tiver a disposição uma geladeira, compre frutas, faça gelatina light, iogurtes. O que importa é: na hora que der fome – ou nas famosas “de-três-em-três-horas” você vai se alimentar bem.

MINHA SITUAÇÃO: Minha mesa ganhou o apelido de "mercado", tem sempre alguém vindo aqui em busca de barras de cereal e frutas, rs 


- Não pule refeições. Principalmente o café da manhã. Se você é daquelas pessoas adeptas a tomar um cafezinho preto e vamos que vamos, alto lá. O corpo ficou muitas horas em repouso e sem alimento, se você negligenciar essa refeição, não vai conseguir energia para tocar seu dia. Sem contar que as chances de bater aquela fome louca desvairada as 10:00 hs e você devorar o que tiver por perto aumenta muito se você estiver em jejum.

MINHA SITUAÇÃO: Tomo sempre um copo de Ades quando saio de casa e tomo café da manhã completo todo santo dia, geralmente um iogurte + pão de forma integral com requeijão.



- Cuidado com fibras – Esse é um erro de quem começa: sair comendo tudo o que for “fibroso”. As fibras dão sim sensação de saciedade e são ótimas para melhorar o famoso “trânsito intestinal”, mas você TEM-QUE-TOMAR-MUITA-ÁGUA também. Senão, elas vão ter o efeito contrário: segurar seu intestino de uma forma incrível! Então, repetir não custa nada : REGUE SEU CORPO!

MINHA SITUAÇÃO: Vou bonita no banheiro todo dia e nunca mais fiquei com o intestino preso. E a barriga está cada dia mais murchinha! 

 

Pro post não ficar maior do que já está, vou parando por aqui. Gostaram? Amanhã tem mais!

Queria pedir mais uma vez para você que visita o blog, deixe sua opinião! É legal ver o contador ali no lado sempre aumentando, mas queria sabe, um feed back de vocês! É importante para mim!

Um beijão pessoal!

3 comentários:

carlinhah disse...

muito bom o seu post.. muito bom mesmo... parece que foi tipo uma maiga me falando as coisas de um jeito simples e otemo...

;D

beijosss

Amanda disse...

Acabei de ler o post e fui logo escovar os dentes! Hahahahaha! Adorei as dicas! O problema é manter a constância mesmo. Eu sempre começo a fazer as coisas em uma semana q na outra já parei. Força de vontade é tudo nessa vida!
Bjs!

Polyana @kitten_nana disse...

Oi Ju! Adorei o post! Dicas muito boas msm! Coloquei pra mim como prêmio Melissas :P Uma rasteirinha quando ponteiro atingir os 60 e uma lindona de salto se eu conseguir voltar pelo menos pro 56 kilos.. 55 e seria a glória plena e perfeita! rsrsrsrs Mas cadê a força de vontade que me abandona a cada chocolate que cruza meu caminho??? :(
Mas realmente é muito bom ver essas dicas por aqui... Saber q tem mais gente na luta parece que dá um ânimo!!! rsrsrs
Vou sempre dar passadinhas por aki pra ver se esse ânimo vem e fica! :P
Bjoss